SAN PEDRO DE ATACAMA, CHILE (PORT)

【English】To read the English version, click here.

【日本語】日本語版はこちらをクリックしてください。

 

De Salar de Uyuni, na Bolívia, segui viagem para San Pedro de Atacama, no Chile. San Pedro de Atacama é o ponto principal para quem quer conhecer o Deserto do Atacama e concentra um grande número de turistas. O Deserto do Atacama é o deserto mais alto e mais árido do planeta, então se prepare para se acostumar com a altitude e o tempo seco, é sempre bom tomar muita água.

IMG_20180130_111847101

IMG_20180130_123620941

Existem muitos passeios legais para conhecer as redondezas e é possível reservar tudo na hora, pois no centrinho de San Pedro existem diversas agências de turismo. Recomendo reservar tudo em um lugar só, você pode conseguir um preço melhor fechando vários passeios juntos. Os mais comuns são: Lagunas Antiplânicas, Valle de la Luna, Piedras Rojas, Geyser Tatio, Laguna Cejar, Salar de Tara, travessia para Uyuni 3-4 dias e Tour Astronômico. Vou escrever um pouco sobre os passeios que fiz. A tabela abaixo mostra o preço de uma das agências, com informações de janeiro de 2018.

IMG_20180131_101447644

 

LAGUNAS ANTIPLÂNICAS

IMG_20180130_115540450

Esse passeio é um dos mais populares, começa logo cedo e termina no fim da tarde, então é bom ir preparado, com várias camadas de roupa (pode fazer calor e também muito frio), com tênis confortáveis para caminhada, água e lanchinhos. A altitude chega a mais de 4.000 metros acima do nível do mar, então mesmo que se empolgar, não é bom correr por aí, se hidratar bem e respirar direitinho para não passar mal.

Começamos o passeio com um café da manhã delicioso, depois passamos por várias lagoas lindas. Para entrar nos parques temos que pagar separado em pesos chilenos, então não esqueça de levar um dinheirinho a mais. Na Reserva Nacional “Los Flamencos” podemos ver os flamingos de perto, em seu habitat natural. É importante respeitar o local, sem gritar, jogar coisas nos flamingos (sim, por incrível que pareça, alguns turistas jogam pedras para os flamingos voarem, só para tirar uma foto bonita…), claro, não jogar lixo e nem fumar no local. Falo isso porque muitos turistas acabam fazendo coisas “bobas” e os moradores locais não gostam nada disso, alguns lugares acabam até fechando para o turismo.

IMG_20180130_135902402

IMG_20180130_135856266

IMG_20180130_085913425

 

LAGUNA CEJAR

DCIM100GOPROGOPR1366.JPG
DCIM100GOPROGOPR1366.JPG

Este passeio é feito normalmente na parte da tarde, pois podemos entrar na lagoa onde as pessoas flutuam. A água tem uma concentração de sal tão grande que é impossível afundar (eu tentei, mas realmente não consegui afundar haha). Mas é importante saber que não pode entrar na Laguna Cejar, só na lagoa ao lado, que é a Laguna Piedra. O passeio leva o nome de Laguna Cejar, mas essa é só para observar e tirar fotos. É bom levar roupa de banho e toalha, mas não se esqueça do agasalho, pois a tardezinha pode esfriar. E se tiver algum machucado se prepare, pois o sal arde muito. Por isso é importante não colocar o rosto na água também.

DCIM100GOPROGOPR1377.JPG
DCIM100GOPROGOPR1377.JPG

 

VALLE DE LA LUNA

DCIM100GOPROGOPR1331.JPG
DCIM100GOPROGOPR1331.JPG

Outro passeio muito legal também é o passeio para Valle de la Luna, onde podemos sentir um pouco da imensidão do deserto. Este lugar leva este nome devido à sua formação, que se parece com a superfície da lua. Eu tinha reservado o passeio com uma agência de viagens, mas no hostel conheci um pessoal que iria conhecer o vale de bicicleta, então cancelei o tour e fui com eles. Foi demais, nunca imaginei que um dia iria pedalar no meio do deserto. Foi um pouco cansativo, mas nada demais, ida e volta pedalamos cerca de 30 km. O pôr do sol do Valle de la Luna é muito lindo, vale muito a pena conhecer.

DCIM100GOPROG0361274.JPG
DCIM100GOPROG0361274.JPG
DCIM100GOPROGOPR1348.JPG
DCIM100GOPROGOPR1348.JPG

 

TRAVESSIA UYUNI

IMG_20180130_143017819

A travessia para Uyuni é tudo de bom, eu fiz essa travessia vindo de Uyuni e relatei no último post (leia aqui). Então quem quer seguir viagem para a Bolívia pode aproveitar esse passeio, mas é possível ir e voltar para San Pedro. Mas como é uma viagem de 3-4 dias, é preciso ir com folga para não perder nenhum voo.

 

TOUR ASTRONÔMICO

Esse era o tour que eu mais queria fazer. Dizem que o céu noturno do Atacama é muuuuuuuuito lindo. Mas infelizmente o tempo não ajudou. Era época de chuva em janeiro e fevereiro e o período de lua cheia também ajudou a diminuir as minhas chances de fazer o tour. Eu já sabia desse risco, mas tinha esperanças de poder ver o céu estrelado do deserto. Um dia eu quero voltar para ver esse céu, mas é bom lembrar que os meses de janeiro e fevereiro são muito nublados e eles não fazem o tour quando as condições não são boas. Ouvi até a história de uma pessoa que foi lá na melhor época e ficou uma semana inteira só para fazer o tour, mas o tempo não ajudou e ela acabou voltando para casa sem ver o céu estrelado. O tour astronômico é oferecido por muitas agências, mas pelo que eu pesquisei a SPACE (San Pedro de Atacama Celestial Explorations) é uma das mais conceituadas.

 

OUTROS

Em San Pedro tem várias outras atrações também. O centrinho da cidade é bem animado à noite, com vários restaurantes e bares. Mas para quem quer economizar um pouco pode comer em restaurantes um pouco mais afastados do centrinho, como os da foto abaixo.

IMG_20180201_132105467

Eu também visitei o Museo del Meteorito, que fica perto do centro. É bem interessante para quem gosta de saber mais sobre o universo. Deu até vontade de estudar mais sobre o assunto.

IMG_20180201_120343186_HDR

Eu fiquei no Chill Hostel, é um pouco afastado do centro (cerca de 15 minutos a pé), mas é um lugar muito confortável, com um espaço grande para sentar e conversar com outras pessoas. Conheci muita gente legal lá, a maioria também viajando sozinha.

IMG_20180130_085449130

Depois de San Pedro de Atacama fui para Santiago e depois, para a Ilha de Páscoa. Para a minha surpresa, lá também tinha um tour astronômico e foi incrível, nunca tinha visto um céu com tantas estrelas na minha vida. Como eu estava decepcionada por não ter visto o céu noturno em Atacama, isso tudo fez a minha viagem para a Ilha de Páscoa muito melhor. Vou escrever mais nos próximos posts.

 

 

Meu TOP 10 deste mochilão: TOP 10 – LUGARES/EXPERIÊNCIAS DO MEU MOCHILÃO PELA AMERICA LATINA

Quanto gastei neste mochilão (resumo): MOCHILÃO PELA AMÉRICA LATINA! ~RESUMO~

 

 

Se tiver alguma pergunta ou sugestão, etc., fique à vontade 🙂

Você também pode me enviar um email: backpackandme1@gmail.com

Anúncios

Um comentário sobre “SAN PEDRO DE ATACAMA, CHILE (PORT)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s