【English】To read the English version, click here.
【日本語】日本語版はこちらをクリックしてください。
Ilha de Páscoa! Um dos lugares mais incríveis que já fui! É uma ilha linda e misteriosa, com uma história muito interessante. Situada no meio do oceano Pacífico, a cerca de 5-6 horas de avião de Santiago, no Chile. Em espanhol é chamada de Isla de Pascua; em rapanui, a língua local é chamada de Rapa Nui (“Ilha Grande”).
A maioria dos voos saem de Santiago, capital do Chile e o valor é um pouco elevado. Eu fui em alta temporada e durante o Tapati, um festival tradicional da ilha, então tive sorte de conseguir comprar a minha passagem com pontos (milhas).
TICKET DO PARQUE NACIONAL RAPA NUI
É obrigatório comprar o ticket para ver as principais atrações da ilha, então se você ainda não tem, pode comprar no aeroporto ou no centro da cidade, mas tem que ser em dinheiro, eles não aceitam cartões. Como eu não tinha dinheiro suficiente na hora e no aeroporto não tinha caixa eletrônico, eu comprei o meu ticket no centro da cidade, mas parece que no aeroporto é um pouco mais barato (54.000 pesos). A primeira foto é da bilheteria do aeroporto e a segunda é a do centro da cidade. No aeroporto é mais cheio, pois assim que o avião pousa, a maioria das pessoas entra na fila para comprar.
COMO CONHECER A ILHA

A ilha não é muito grande e tem várias maneiras de conhecer os principais pontos. Com o ticket em mãos, você pode entrar em qualquer lugar. Eu escolhi fazer a trilha do vulcão Ranu Kau sozinha, é bem tranquilo. Mas fiz o tour de um dia e o tour astronômico com uma agência turística. Mas tem muita gente que aluga um carro, moto e até bicicleta para percorrer pela ilha. O lado bom dos tours é que o guia vai explicando muita coisa, que sozinhos não ficaríamos sabendo. Eu reservei tudo na hora, com a Green Island Tours e foi tudo perfeito, eles me atenderam muito bem e até me ajudaram com uns probleminhas que tive.
PASSEIO “LOS MONUMENTOS”
Neste passeio passamos pelos principais monumentos da ilha, como Tahai, Akahanga, Tongariki, Rano Raraku, Te Pito Kura, Anakena, etc. O valor é de 60.000 pesos chilenos e o tour é de 1 dia inteiro, começando pela manhã. É feito em um pequeno grupo de cerca de 6 pessoas mais o guia/motorista. Um dos lugares mais interessantes é a “fábrica de Moais”, o local onde os famosos Moais eram fabricados. Lá fica o maior Moai da ilha, que ainda não foi tirado do lugar.
STARGAZING EXPERIENCE
Um dos passeios mais incríveis desse mochilão. Eu queria muito ver o céu estrelado do Deserto do Atacama, mas o tempo não ajudou e não consegui ver nada. Eu não imaginava que na Ilha de Páscoa tinha um tour astronômico parecido. No dia, estava muito nublado e achei que não daria para ver nada, mas depois de alguns minutos dentro do carro, dirigindo a um local mais afastado do centro, o tempo começou a melhorar e as primeiras estrelas apareceram. Depois de um tempo, estávamos debaixo de um céu estrelado, maravilhoso. Conseguimos ver até a Via Láctea. Eles têm um telescópio bem potente também, foi demais. Deu vontade de aprender mais sobre astronomia, pois eu não tenho nenhum conhecimento sobre o assunto. No final do tour tomamos um chocolate quente com bolo, para aquecer um pouco. As fotos não são minhas, foram tiradas pelo guia, Marc Ross Shields.
TAPATI
Tapati é um festival da ilha que acontece nas primeiras semanas de fevereiro, todos os anos. Nesse festival o povo Rapa Nui participa de competições esportivas e de apresentações de dança, canto e moda. Foi super divertido ir durante o festival, eu consegui ver muitas apresentações, e tudo de graça. Teve até corrida com cachos de banana! Eles disputam uma corrida carregando 10 kg de banana nos ombros. Vou colocar alguns vídeos aqui.
MERGULHO
Eu queria muito fazer um mergulho no mar, parecia ser uma experiência incrível. Na verdade, eu queria ver o Moai que está no fundo do mar, mas é preciso ter mais experiência e licença de mergulho. Mas depois descobri que o Moai submerso não é o original, mas uma réplica. De qualquer forma, eu acabei fazendo o passeio. Eu não queria mais gastar dinheiro, mas como é um lugar que eu acho que estaria visitando somente uma vez na vida eu resolvi fazer haha. Tem muitas agências especializadas em mergulho e não é possível fazer no mesmo dia em que for voar, então quem tiver interesse deve ir com folga, para não correr o risco de não conseguir uma vaga. Foi demais, eu vi até uma tartaruga marinha gigante nadando bem pertinho.
RANU KAU
Ranu Kau é um vulcão, localizado no sul da ilha. É possível conhecer a pé, seguindo uma trilha de cerca de 2 horas. Lá em cima podemos ver a cratera, que é incrível. Depois de chegar na cratera, podemos ver alguns mirantes e um museu, no lado direito da cratera.
MOAIS
Depois quero escrever um post só sobre os Moais, eles têm uma história muito interessante. Têm muitos moais que ainda estão enterrados, outros que estão “abandonados”, outros quebrados em pedaços, um com os olhos, etc etc.

COMIDA
Antes de ir para a Ilha de Páscoa pesquisei sobre o local e vi que muitos falavam que a comida lá é muito cara. Bom, é de se esperar que seja tudo caro, pois a ilha está isolada no meio do oceano. Então eu reservei um quarto com uma cozinha e levei macarrão, arroz e o meu café da manhã, para não ter despesas fora. Eu acho que fiz a coisa certa, senão acabaria gastando muito mais do que eu tinha planejado gastar
INTERNET
A Internet na ilha é limitada, normalmente os hostels e lojas não possuem wifi. Mas existem pontos de acesso ao wifi do governo chileno. O sinal não era tão bom, mas dava para acessar de vez em quando.
Meu TOP 10 deste mochilão: TOP 10 – LUGARES/EXPERIÊNCIAS DO MEU MOCHILÃO PELA AMERICA LATINA
Quanto gastei neste mochilão (resumo): MOCHILÃO PELA AMÉRICA LATINA! ~RESUMO~
Se tiver alguma pergunta ou sugestão, etc., fique à vontade 🙂
Você também pode me enviar um email: backpackandme1@gmail.com
Que lindooo! ❤️
Estou ansiosa para ler o texto sobre os moais! 🗿❤️🗿
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito, muito legal, interessantíssimo!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa