TRAVESSIA SALAR DE UYUNI – SAN PEDRO DE ATACAMA, BOLIVIA E CHILE

【English】To read the English version, click here.

【日本語】日本語版はこちらをクリックしてください。

Neste post vou escrever sobre a travessia do Salar de Uyuni, na Bolívia, até San Pedro de Atacama, no Chile. Essa travessia é feita em um carro 4×4 com 5-6 pessoas mais o motorista, em 3 dias. Atravessamos o deserto do Atacama, passando por paisagens incríveis e animais selvagens, como lhamas, vicuñas, raposas, flamingos, etc. Nesta viagem eu passei calor e frio, chegou até nevar no deserto! Tive muita sorte com o meu grupo também, foi uma viagem muito divertida. É muito bom fazer novas amizades em viagens.

Li em muitos blogs que a viagem é um pouco desafiadora, com muitos perrengues pelo caminho. Não sei se é porque eu estou acostumada a ficar em hostels baratos e a passar por perrengues de viagem, mas achei tudo bem tranquilo. Claro, no último dia tive que esperar por horas sem comida e sem banheiro, estava muito cansada e não sabia se conseguiria chegar ao meu destino. Mas isso tudo faz parte da viagem, principalmente porque é uma viagem no meio do deserto, com poucos recursos.

Eu reservei a viagem com antecedência pela Internet, mas é possível reservar em Uyuni mesmo. É até mais barato reservar na hora e negociar o valor. Eu paguei $200 dólares (com tudo incluso, carro, motorista, gasolina, hostel e alimentação), mas parece que é possível pagar bem menos. Muitas pessoas fazem a viagem somente até antes da divisa entre a Bolívia e Chile, depois voltam para Uyuni. No meu grupo só eu segui viagem até São Pedro de Atacama. Também é possível fazer o contrário, ir de San Pedro de Atacama até Uyuni, como a maioria das pessoas fazem.

PRIMEIRO DIA!

No primeiro dia fazemos o mesmo trajeto do passeio de 1 dia do Salar de Uyuni. Escrevi sobre esse passeio no post anterior, então não vou entrar em detalhes (leia aqui). Muitos me perguntaram por que eu tinha feito o passeio de um dia se eu iria conhecer tudo de novo durante a travessia. Eu sabia que o trajeto seria o mesmo, mas quis aproveitar ao máximo dessas lindas paisagens e como o tempo pode mudar, não queria correr o risco de pegar um dia ruim. Gastei um pouco mais, mas valeu muito a pena. No primeiro dia passamos pelo cemitério de trens, Colchani, hotel de sal, tiramos muuuuuuuuuuuuitas fotos e nos hospedamos em um hostel de sal. É tudo de sal mesmo, depois de tomar banho acabei sujando o pé de sal novamente…haha. Para tomar banho temos que pagar 10 bolivianos e recomendo tomar banho sempre que possível, pois no dia seguinte não tinha lugar para tomar banho.

SEGUNDO DIA!

No segundo dia acordamos cedo e passamos por paisagens lindas: Salar de Chiguana, Vólcan Ollague, Cañapa, Chiarcota, Laguna Hedionda, Desierto Siloli, a famosa rocha de árvore (arbol de piedra), Laguna Colorada, etc. No caminho também encontramos muita plantação de quinoa, cactos gigantes, cerveja de quinoa e cactos, lhamas e vicuãs selvagens.

IMG_20180128_071136725_BURST001

Passamos o dia inteiro atravessando o deserto parando somente para tirar fotos e comer. Antes de pesquisar sobre a travessia achei que não seria tão interessante, pois na minha cabeça deserto só tinha areia e mais nada. Mas estava muito enganada em relação ao deserto do Atacama, que tem muita coisa para ver.

IMG_20180128_080705476_HDR

TERCEIRO DIA!

Último dia da viagem! No último dia acordamos mais cedo ainda, pois eu tinha que atravessar a fronteira para San Pedro de Atacama e o resto do meu grupo tinha que voltar para Uyuni. E para a nossa surpresa, acordamos com o deserto todo branquinho! Tinha nevado durante a madrugada e parece que isso é muito raro nesta época do ano. Eu não imaginava que nevava no deserto do Atacama e fiquei muito feliz por vivenciar aquilo. Infelizmente por causa da neve não podemos ver alguns lugares, como o Desierto de Dali e a Laguna Verde. Mas fomos ver os Geiseres del Sol de la Mañana e entramos nas águas termais no meio da neve! Nunca tinha feito isso na vida. Fora estava super frio e quase congelei quando saí da água quentinha.

E por causa da neve eu não sabia se iria conseguir atravessar a fronteira, pois muitos motoristas resolvem não fazer a travessia, por ser perigoso. Se o carro não conseguir sair do lugar, é muito difícil ter alguém por perto para ajudar. Mas depois de esperar muito tempo, eu consegui seguir viagem. Foi muito triste me despedir do meu grupo, pois tínhamos passado mais de dois dias inteiros juntos, tinha sido muito divertido e eu aprendi muito espanhol com eles haha.

IMG_20180128_065827454_HDR

Em San Pedro de Atacama também conheci muita gente legal e fiz passeios inesquecíveis! Vou escrever tudo no próximo post 🙂

Meu TOP 10 deste mochilão: TOP 10 – LUGARES/EXPERIÊNCIAS DO MEU MOCHILÃO PELA AMERICA LATINA

Quanto gastei neste mochilão (resumo): MOCHILÃO PELA AMÉRICA LATINA! ~RESUMO~

Se tiver alguma pergunta ou sugestão, etc., fique à vontade 🙂

Você também pode me enviar um email: backpackandme1@gmail.com

Um comentário sobre “TRAVESSIA SALAR DE UYUNI – SAN PEDRO DE ATACAMA, BOLIVIA E CHILE

1. Mais um lugar inesquecível não é? totalmente diferente do meio “civilizado” em que vivemos, tudo muito diferente! adorei as paisagens.