ISLA DEL SOL – LAGO TITICACA, BOLIVIA (PORT)

【English】To read the English version, click here.

【日本語】日本語版はこちらをクリックしてください。

Depois de terminar a Trilha Inca, fui até a estação de ônibus de Cusco e peguei o ônibus para Copacabana. Muitos ônibus vão somente até Puno, e de lá você tem que pegar outro ônibus para Copacabana, mas os ônibus da empresa Titicaca têm um ônibus direto. Vale a pena para quem não pretende conhecer Puno.  O lago Titicaca fica entre o Peru e a Bolívia e é o maior lago da América do Sul. Também é considerado o lago navegável mais alto do mundo, pois fica 3.812 metros acima do nível do mar.

Antes de entrar na Bolívia, o ônibus para na fronteira para os passageiros fazerem os trâmites de saída do Peru e entrada na Bolívia. Na fronteira também é possível trocar dinheiro.

Depois de cerca de 10 horas no ônibus, cheguei em Copacabana. Não fiquei muito tempo lá, mas não parecia ter muita coisa. Tinham vários restaurantes e lojinhas para os turistas que visitam o lago Titicaca. Comprei a passagem de ida para Isla del Sol. Muitas pessoas vão logo cedo e voltam no mesmo dia. Mas como eu iria passar duas noites na ilha, eu comprei o bilhete de volta na ilha (só vendem os bilhetes para o mesmo dia).

Chegando na ilha, tive algumas surpresas. Eu tinha reservado um hostel na parte norte da ilha, mas me informaram que o barco não pararia na parte norte. Chegando na ilha perguntei como eu poderia fazer para chegar na parte norte e me falaram que não era possível ir para lá. Não entendi porque não seria possível e perguntei para outra pessoa. Ela me informou que havia um conflito entre a parte norte e a parte sul da ilha… Então tive que desistir da reserva do meu hostel e escolher outro na parte sul da ilha.

Segunda surpresa: essas escadas gigantes. Para procurar outro hostel eu teria que subir essas escadas, com as minhas mochilas pesadas, que junto somavam pouco mais de 20 kg… Vi um grupo de brasileiros e pedi para eles olharem as minhas mochilas enquanto eu ia no banheiro. Eles também estavam procurando um hostel mais em conta. Eu ia procurar um hostel com eles, mas acabei desistindo, pois depois da Trilha Inca as minhas pernas estavam muito doloridas e não conseguia subir aqueles degraus. Resolvi ficar no hostel mais próximo possível. Era um pouco mais caro do que os de cima, mas só de ter uma vista como essa valeu a pena.

A ilha é muito tranquila e tem várias trilhas. Não consegui andar muito, pois as dores musculares ainda estavam me judiando. Mesmo assim resolvi conhecer um pouco da ilha a pé. É um lugar muito bonito e o tempo estava ótimo.

Como a altitude aqui também é muito alta, aproveitei para tomar mais chá de coca. No caminho encontrei esta linda alpaca e tirei algumas fotos dela. Logo veio uma menina e me disse que para tirar fotos eu teria que pagar. Tinha esquecido deste detalhe, sempre tem alguém cuidando das alpacas. Paguei a ela e ela tirou muitas fotos para mim e conversamos um pouco.

IMG_20180123_141008915_HDR

IMG_20180123_143959863_BURST000_COVER_TOP

No fim da tarde, estava com fome e fui ao restaurante perto do hostel. E imagina quem eu encontrei? Aquele grupo de brasileiros. Parece que tinham outros hostels mais baratos, mas não tinha muita diferença, e os hostels na entrada da ilha tinham uma vista mais bonita, então eles ficaram por lá mesmo.

No próximo dia acordei cedo para ver o sol nascer. Como o nome da ilha é Isla del Sol, imaginei que o nascer do sol seria lindo haha. Acho que nesse dia não tive tanta sorte, pois o sol não apareceu muito bem. Estava muuuuito frio, então vesti quase todas as roupas que eu tinha. Voltei para o hostel e dormi até mais tarde, ainda estava me recuperando da trilha. Tomar o café da manhã com essa vista também foi muito bom.

IMG_20180123_101532045_HDR

Embora a paisagem seja muito bonita, não me senti tão confortável na ilha, pois a ilha está cheia de turistas e os moradores locais não parecem estar muito satisfeitos com todas essas pessoas de fora. Conversando com algumas pessoas, ouvi que muitos moradores locais estavam acostumados em viver somente com a agricultura. Parece que o conflito entre a parte norte e a parte sul da ilha é devido ao turismo também. Não sei os detalhes, mas até nas lojas e restaurantes os atendentes parecem não fazer questão de atender bem. Essa foi a minha impressão, pois não vejo muitos comentários negativos sobre a ilha na Internet.

Vi muitas crianças e alpacas pela ilha também, todas ajudando nos afazeres de casa e dos estabelecimentos. No hostel onde me hospedei tinha uma menina de cerca de 6 anos. Um dia um casal que estava hospedado lá começou a conversar com ela enquanto esperavam a janta. No final eu acabei me juntando a eles e brincamos de origami com ela.

IMG_20180123_113531277_HDR

Um prato típico e muito saboroso é a trucha, ou truta, em português.

Depois de alguns dias na ilha, voltei para Copacabana para pegar um ônibus até La Paz. De lá eu iria até Uyuni, um lugar que eu queria muito conhecer. Novamente peguei um ônibus da empresa Titicaca, pois parece ser uma das mais confiáveis. Infelizmente a maioria dos ônibus e carros da Bolívia não tem cinto de segurança, então viajei um pouco preocupada. Aconteceu um acidente, mas foi com o meu tornozelo, não com o ônibus. Temos que descer do ônibus para pegar um barco para atravessar o lago e durante a travessia eu me descuidei e torci o pé. Fiquei o resto da viagem mancando…

IMG_20180124_142816232_BURST001

O meu próximo post será sobre La Paz e depois, sobre o tão esperado Salar de Uyuni!

Meu TOP 10 deste mochilão: TOP 10 – LUGARES/EXPERIÊNCIAS DO MEU MOCHILÃO PELA AMERICA LATINA

Quanto gastei neste mochilão (resumo): MOCHILÃO PELA AMÉRICA LATINA! ~RESUMO~

Se tiver alguma pergunta ou sugestão, etc., fique à vontade 🙂