Lençóis Maranhenses (Barreirinhas, Maranhão, Brasil)

【Inglês】 Para ler a versão em inglês,  clique aqui.

【日本語】 日本語 版 はこ こ ち ら を ク ク リ ッ ク クし て く だ さ い。

Minha primeira edição em português do “Backpack and Me”!

Eu gostaria de compartilhar com vocês sobre a minha viagem para Lençóis Maranhenses, Maranhão, Brasil. Foi uma das melhores viagens que já fiz até hoje (não sei se foi porque eu queria muito ir lá, se foi porque eu estava cansada do meu dia a dia, porque a viagem foi incrível ou por causa de tudo isso, mas foi uma das melhores). Fui em agosto de 2016, esta foi a minha viagem para Lençóis Maranhenses:

• Peguei uma semana de folga do trabalho (não usei o fim de semana de jogos de futebol das Olimpíadas);
  • Estava morando em Brasília, então a minha viagem começou no aeroporto de Brasília;
  • Lençóis Maranhenses é bem longe, então calculei 2 dias de transporte e 3 dias inteiros para aproveitar o local;
  • Eu reservei o avião e os albergues, não planejei os passeios;
  • Planejei parar uma noite e um dia em São Luis, capital do Maranhão;

Agenda de viagem para o Maranhão

Primeiro dia!

Basicamente, usei o primeiro dia para viajar de Brasília para Barreirinhas (Lençóis Maranhenses). Desembarquei no aeroporto de São Luís (Marechal Hugo da Cunha Machado), que é o principal da região e fica a 260 km de Barreirinhas. Do aeroporto de São Luís fui até o Terminal de Ônibus de São Luís, 5 minutos de táxi. De lá eu peguei um ônibus (Cisne Branco) para Barreirinhas, leva cerca de 4,5 horas e na época a passagem custava R$ 50,00 (Agosto / 2016).

Informações:

• Do aeroporto principal da região leva cerca de 4 horas de carro para chegar em Barreirinhas;
  • Santo Amaro do Maranhão é outra cidade próxima do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses;
  • A empresa de ônibus que opera de São Luís para Barreirinhas é uma Cisne Branco, você não pode comprar uma passagem no terminal ou online ( Cisne Branco )
  • Os horários de São Luís são: 6:00, 8:45, 14:00 e 19:30
  • De Barreirinhas (→ São Luis), às 6:00, 9:00, 14:00 e 18:45
  • Você também pode ir de táxi (4 horas, cerca de R$350,00) ou van (4 horas, cerca de R$60,00). Eu não sabia como pegar uma van, mas eu recomendo, pois o preço é justo e o pacote direto para o albergue / hotel. Então acho bom perguntar ao albergue / hotel sobre os serviços de van;
  • Você pode reservar os passeios em Barreirinhas, tem muitas agencias lá (somente carros e guias turísticos autorizados podem entrar no parque);
  • Há aqueles passeios que começam de manhã e os outros de tarde, para quem gosta de um dia inteiro e gosta de meio período;
  • Você pode também reservar os passeios antes de viajar. Eu recomendo reservar apenas para o primeiro dia e perguntar diretamente sobre as recomendações para os outros dias. Você pode escolher a época ou a data, como as principais e mais curiosas.

Redes para descanso no hostel em Maranhão

Segundo dia!

Quando cheguei no hostel, tive a sorte de conhecer mais pessoas que estavam visitando os Lençóis Maranhenses também. Eles estavam planejando ir em um passeio de barco pelo Rio Preguiça, e me falaram que se eu quisesse ir junto eu poderia perguntar ao guia se havia espaço para mim no carro. Logo de manhã perguntei ao guia e ele me disse que tinha uma vaga! Então paguei o passeio para ele e fui com o pessoal. Uma menina disse
que ia para Atins e passar a noite lá, eu já tinha pagado o meu hostel, mas resolvi ir junto, foi incrível.

O barco passa por Vassouras, onde você pode aproveitar um pouco das dunas e rios; Mandacaru, onde tem um farol e artesanato local; e Caburé, onde você pode almoçar. O jantar é um pouco caro, mas o que talvez seja uma boa ideia é dividir um prato com alguém. Experimentei o Guaraná Jesus, que é fabricado no Maranhão. Não gostei muito, mas é bom experimentar coisas novas…

Passeio pelo Rio Preguiça no Maranhão

Caburé tem muitos macaquinhos bonitinhos também, mas cuidado! Eles podem pegar os seus pertences, é bom segurar bem firme a câmera, dinheiro, etc. Depois do almoço a maioria das pessoas volta para Barreirinhas, mas decidimos ir até Atins em outro barco.

Como “as ruas” de Atins são de areia, então é difícil de andar por lá, mas é inesquecível. Atins é uma pequena vila e os moradores locais alugam quartos para os turistas. Eu e minha nova amiga saímos para conhecer o que tinha por perto, conhecemos outros mochileiros e nos falaram que tinham uma praia com planctons que brilham a noite. Quando escureceu, me surpreendi com o céu. Nunca vou esquecer aquele céu cheio de estrelas, muito lindo. A principio andamos bastante e não achamos a tal “praia com planctons brilhantes”, apenas a encontramos após perguntar para algumas pessoas! E eles brilham mesmo! Foi incrível, mesmo não sendo tão brilhante. Na volta achamos uma festa na praia e ficamos um pouco.

Passeio por Atins no Maranhão

Terceiro dia!

Na manhã seguinte, voltamos para Barreirinhas. Nossa nova amiga voltou com a gente e ficou no nosso hostel também. Sim, por isso que gosto de  viajar sozinha e ficar em hostel, assim você conhece muitas pessoas interessantes que gostam de conhecer novos lugares. Voltando para Barreirinhas, fui à agência de viagens para reservar alguns passeios, resolvi participar do passeio da Lagoa Bonita a tarde. A agência disse que o passeio da Lagoa Azul era o mais famoso, mas não tinha chovido muito na época, então as lagoas estavam vazias.

No começo, tem uma subida bem íngreme, mas quando você chega lá em cima você consegue ver que o Parque dos Lençóis Maranhenses é gigante e lindo, é incrível. Fiquei muito feliz de ter encontrado esse local.

Passeio para Lagoa Bonita no MaranhãoPasseio para Lagoa Bonita no Maranhão

O guia turístico mostra as principais lagoas e explica sobre o local. Este ano, 2016, não tinha chovido muito, então as que tinham se formado eram bem rasas. O nome do passeio é a Lagoa Bonita, mas a Lagoa Bonita não existe mais. O guia também contou que antigamente as pessoas se divertirem escorregando de esqui, mas estava afetando diretamente as dunas negativamente, então o esqui de bunda foi proibido. Os guias têm a responsabilidade de proteger o parque, não danificar mais a natureza do lugar. Eu recomendo que faça este passeio a tarde, para aproveitar o lindo pôr do sol.

Passeio para Lagoa Bonita no MaranhãoPasseio para Lagoa Bonita no MaranhãoPasseio para Lagoa Bonita no Maranhão

E claro, entrem nas lagoas, a água é uma delicia, bem morna. Na época que fui tinha pouca água, as lagoas estavam com cerca de 30-50 centímetros de profundidade. Mas você pode ter sorte se ir após uma época de chuva, as lagoas podem estar muito mais profundas. Também ouvi dizer que dá para ver alguns peixes nadando! Mesmo não existindo lagoas na época seca. Normalmente, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é entre junho e agosto.

Todos são bem-vindos

Quarto dia!

Como nessa época o passeio para a Lagoa Azul não estava tão bom, decidi ir ao de boia. Para ser sincera, não gostei muito do passeio, é bem relaxante flutuar no rio, mas é bem lento e não foi muito bom ver as crianças ajudarem os turistas no rio. Parece que as crianças são pagas para ajudar. Pode ser bom para elas e suas famílias, mas é um pouco triste ver esse tipo de trabalho infantil.

Os carros utilizados são como esse:

Passeio de boia no Maranhão

Nós fizemos uma parada para descansar e comer uma tapioca. É um lugar muito relaxante.

Descanso na rede durante o passeio de boia no Maranhão

À tarde, decidi voltar para São Luis, como eu ia embora no dia seguinte, resolvi conhecer um pouco da cidade antes de deixar o Maranhão. Reservei uma van na mesma agencia que reservei os passeios. A van passa por hostels / hotéis para pegar os passageiros, então é bem prático. Na van, tive um encontro surpreendente, depois de um tempo de viagem uma pessoa que estava no meu lado esquerdo estava com uma amiga dela falando sobre a lista de reprodução do motorista, eu falei que também estava adorando a escolha de músicas dele, então começamos a conversar. A amiga dela tinha vindo do Japão e começamos a conversar em japonês também, depois adicionei ela no Facebook e descobri que tínhamos alguns amigos em comum, o que eu não esperava. No fim do ano quando fui ao Japão, nos reencontramos em Tóquio.

Quinto e último dia!

De manhã, conheci uma menina da França que tinha morado no Brasil por um tempo, ela também estava sozinha, então decidimos conhecer um pouco da cidade juntas. Visitamos o centro histórico e bebemos açaí no mercado, que em algumas partes do Brasil e do mundo as pessoas tomam açaí doce, como sobremesa, com granola, banana, etc., mas no nordeste é comum comer açaí puro com peixe e camarão, por exemplo. Experimentei tomar a açaí puro, mas não achei muito saboroso, então depois adicionei açúcar.

Suco de açaí em viagem para o Maranhão

Centro histórico no Maranhão com influência portuguesa, espanhola, holandesa e francesa

O centro histórico tem influência portuguesa, espanhola, holandesa e francesa, tem muitos edifícios cobertos de azulejos muito bonitos. São Luís também é considerada uma herança mundial, mas hoje em dia a cidade parece estar abandonada e se tornou perigoso ficar andando pela cidade. Infelizmente é a situação de muitas cidades brasileiras no momento, da mesma forma, acho que vale a pena conhecer São Luis.

À tarde peguei o avião de volta para Brasília e estava muito triste. Eu tinha passado uma semana incrível em Lençóis Maranhenses e São Luis, e tinha conhecido muitas pessoas maravilhosas também. Eu recomendo essa viagem para muitas pessoas.

Dicas:

•  Pergunte por informações sobre os passeios;
  • Se for para Atins, não esqueça de levar repelente;
  • Não esqueça a sua câmera;
  • Tire muitas fotos;
  • Leve roupa de banho de protetor solar;
  • Se tiver tempo suficiente, vá para Jericoacoara, eu me arrependi de não ter planejado ir até lá;
  • Se tiver tempo suficiente, visite São Luis também;
  • Existem trilhas também, um dia eu quero fazer uma delas.

Divirta-se!!!

Se tiver alguma pergunta, sugestão, etc., fique à vontade para comentar. 🙂

Você também pode me enviar um email: backpackandme1@gmail.com

Gostou do post? Não precisa ir embora, veja o próximo post: TOP 10 – LUGARES/EXPERIÊNCIAS DO MEU MOCHILÃO PELA AMERICA LATINA

Um comentário sobre “Lençóis Maranhenses (Barreirinhas, Maranhão, Brasil)